7 NEGÓCIOS PARA ABRIR COM POUCO OU NENHUM DINHEIRO

Já encontra-se com as tendências de empreendimento no seu radar de
empreendedor?

 

O momento não é dos mais fáceis para abrir uma empresa, mas em toda
crise há grandes oportunidades. 

Olhando ao redor da para ver como o mercado está mudando e vem surgindo novas necessidades.

Isso é ainda mais acentuado devido ao contexto de pandemia dos últimos 2 anos e às expectativas esperadas para tudo voltar ao normal.

Para ajudar você a tirar sua ideia de empreendimento do papel, construímos um conteúdo cheio de dicas.

Seguindo a leitura , você vai saber quais são as tendências de negócios , por que e como aproveitar ótimas oportunidades para empreender.

Se ter seu próprio negócio é um sonho, leia o texto até o final para saber como fazer isso da melhor maneira possível:

Quais são as tendências de negócios em 2022 ?

As tendências de negócios em 2022 apontam para grandes mudanças no mercado e ao mesmo tempo, uma grande expectativa de continuação na recuperação da economia.

Segundo dados divulgados na Agência Brasil, com o fechamento do PIB de 5,3% em 2021 e a queda de 4,1% em 2020, haverá um carrego aproximado de 1,2% para 2022. Considerando o crescimento trimestral médio de 0,5%, o crescimento deve ser de 2,4%.

Mesmo com as dificuldades, o empreendedorismo brasileiro deve manter as perspectivas positivas iniciadas ainda em 2020 .

Porque o segundo quadrimestre de 2021 teve o melhor resultado quadrimestral da série iniciada em 2011, com 1.420.782 novos negócios abertos, segundo dados do Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia.

No entanto, se compararmos o volume de novas empresas registradas no último boletim e o mesmo período do ano anterior, podemos observar um aumento de 26,5%.

Como é de costume na economia do País, os setores de serviços lidera em volume de empresas com 53,4% de todos os empreendimentos ativos.

A área destaca-se ao lado do comércio. Sendo juntas, ambas estão associadas a 82,3% dos empreendimentos abertos.

Macrotendências de negócios em 2022

Para 2021, o Relatório de Tendências do Sebrae apontava as seguintes macrotendências de mercado (que vieram a se consolidar):

(Re)Humanização globalizada: depois de uma década marcada pela síndrome de burnout e transtornos de ansiedade, o mercado está voltado as atenções para a humanização e prioriza o bem-estar e a saúde

 

Conexão de tudo: integração total entre o mundo digital e o físico, impulsionada pelo isolamento social que vivemos durante a pandemia.

7 – Tendências de negócios para aproveitar em 2022

Como já vimos, o empreendedorismo segue a todo vapor , e este pode ser um enorme  ano para começar seu próprio negócio .

A recuperação econômica é só uma questão de tempo, e as novas demandas dos consumidores trazem muitas oportunidades, mesmo a crise não estando totalmente superada.

 

Confira nossa lista de ideias para aproveitar as tendências de negócios em 2022. 

1 - Aplicativo de fitness e saúde

Vendo o estudo da AppsFlyer publicado no Fórum de Saúde Digital, os aplicativos de saúde e fitness tiveram o maior crescimento em instalações orgânicas no Brasil em 2020: 116%.

O resultado é explicado pelo aumento da preocupação com saúde e bem-estar durante a pandemia.

Quem pretende atuar no mercado de aplicativos , é a mais promissória tendência , seguida dos aplicativos de games, que cresceram 97% em 2 anos.

Por mais que, em 2021, as instalações desses aplicativos tenham diminuído 24% em relação ao ano anterior, as sessões dos usuários aumentaram em 31%.

O dado é de uma publicação da Segs e indica que os exercícios em domicílio se consolidaram no comportamento do usuário, mesmo retornando ás academias. 

2 - Negócios circulares

A economia circular tem em si um novo conceito de negócio que propõe a reciclagem, eliminação de resíduos e redução do impacto humano no meio ambiente.

De acordo com o já citado Relatório de Tendências do Sebrae, as empresas que venham a atuar nessa área têm tudo para crescer este ano, em razão das tendências do consumo verde e desenvolvimento sustentável.

Um dos ramos que vai vir a ganhar destaque é o de reaproveitamento de materiais.

Um exemplo é a startup reLóco, que conecta pessoas com materiais de construção sobrando (matérias não usados) a compradores em potencial, promove a circulação na área de construção civil.

Um outro case de sucesso é da Pentatonic, que produz móveis e utensílios com design inovador a partir de resíduos.

No entanto, se você tiver uma boa ideia para usar resíduos e reciclar materiais, pode transformá-la em uma startup lucrativa a partir de 2021.

3 - Transportadora

A crise do coronavírus aumentou as compras online, e o setor de logística pegou carona nessa tendência.

De acordo com um relatório da FreteBras, publicado no Mercado e Consumo, o volume de fretes cresceu 74% entre maio e junho de 2020, avançando e-commerce na pandemia.

Na categoria de produtos industrializados, o aumento foi para impressionar em 93%.

Sendo que em 2021, o crescimento do frete foi de 67,50%. O dado é de uma publicação do Estadão e revela que a tendência de crescimento vem se elevando.

Já existem plataformas que conectam caminhoneiros autônomos, transportadoras e embarcadores, como a Cargo X.

A empresa cresceu 652% durante a pandemia, conforme noticiado no Estadão , mais um reflexo do aumento da demanda logística em todo o país.

Em 2022, a tendência é que as compras online continuem alavancando e as empresas logísticas aproveitem essa onda de crescimento.

Sendo assim, é uma boa oportunidade para investir no ramo de transportadoras.

4 - Produtora audiovisual

O mercado audiovisual brasileiro vem com força total ano após ano e faz parte das tendências de negócios em 2022.

Segundo o Relatório de Tendências do Sebrae já citado, o vídeo se tornará o novo padrão de comunicação nas empresas:

“A capacidade multimídia (imagem em movimento, texto e som) e é agil de informação, o vídeo é o recurso do presente que provavelmente se tornará o recurso padrão no futuro.”

Já os números do mercado mostraram que o setor audiovisual cresceu a uma taxa média de 8,8% entre 2014 e 2019, segundo dados da Ancine, publicados no Jornal do Comércio.

Até 2025, este mercado deve se manter em total crescimento. No período, espera-se uma média de crescimento de 5% ao ano, em que o setor atingirá US$38 bilhões, de acordo com a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC.

O aumento na demanda pelo conteúdo audiovisual, uma produtora de vídeo pode ser um ótimo empreendimento para quem pretende trabalhar com esses serviços.

A idéia é já ter algum conhecimento na área e um bom capital para iniciar a empreender, porque se trata de um ramo bastante técnico e que exige um considerável investimento inicial em equipamentos. 

5 - Pizzaria

A clássica pizzaria também foi uma tendência de negócio para 2021 e permanece em 2022.

Em meio a pandemia, as pizzarias que dedicaram-se ao delivery tiveram uma alta de 10% nas vendas, segundo dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil, publicados no Uol.

O motivo para o crescimento é a tradição de pedir pizza devido ao isolamento social , que permite dividir o pedido com toda a família.

Uma das novidades foi a criação de aplicativos próprios para facilitar os pedidos dos clientes como iFood. Se espera que o padrão mantido na pandemia se consolide e movimente novos negócios .

Se você pensa em empreender na área de alimentação, é uma opção e com mercado garantido , desde que você consiga encontre um diferencial. 

6 - Negócios EAD

Para quem tem familiaridade com a área de educação, o Ensino a Distancia é a grande tendência de negócios.

De acordo com dados da Catho Educação, publicados no portal Terra, teve um aumento de 70% nas matrículas para cursos a distância entre os meses de março e abril em 2020.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( INEP ) divulgados na mesma matéria mostram que cerca de 1,7 milhão de brasileiros realizaram matrículas em cursos EAD em 2020.

No ínicio de 2021, as matrículas em cursos presenciais caíram 8,9%, as inscrições para Ensino a distância aumentaram em 9,8%, segundo o gráfico do Ensino Superior do Semesp.

Mais uma vez vemos um reflexo da pandemia no mercado que deve se estende por um bom tempo.

Então, é um ótimo momento para investir em negócios de Ensino a distância como cursos online ou escolas que oferecem a modalidade.

7 - Mercado pet

No segundo semestre de 2020, o Brasil se tornou o segundo maior mercado
de produtos pets do mundo, com 6,4% de participação global (ficando atrás
apenas dos EUA), segundo dados do Euromonitor International, publicados na
Forbes.

O potencial desse setor é que o gasto dos brasileiros com seus pets aumentou quase 10% em 2020, segundo dados do Guiabolso, publicados no Valor Investe em 2021.

E público é o que não falta para negócios pets: 47,9% dos domicílios do País têm pelo menos um animal de estimação, segundo dados do IBGE.

Em 2021 se baseou um crescimento de 17,8% maior do setor em relação a 2020, com faturamento estimado de R$ 31,8 bilhões. O dado é do Radar Pet 2021 da Comac, publicado no Monitor Mercantil.

E vai além dos pet shops, nesse mercado existem inúmeras oportunidades para empreender, como lojas de acessórios para os pets, clínicas veterinárias, serviços de pet sitter e dog walker e conteúdo para os donos.

 

Existindo ainda um segmento pet de luxo que oferece serviços diferenciados, como spa, acupuntura, ioga e até buffets especializados em festas caninas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *